O Amapá receberá mais 25 respiradores de UTIs para o tratamento de pacientes com a covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ao senador Randolfe Rodrigues (REDE), que é autor da ação popular que garantiu os equipamentos.
Desde o dia 25 de março, uma batalha judicial vinha sendo travada pelo parlamentar com a União por conta dos aparelhos. Rodrigues acionou a Justiça Federal para evitar confisco pelo governo federal de 50 respiradores que seriam adquiridos pelo Estado. O Ministério Público Federal também foi acionado.
No dia 9 de abril, foi deferido o pedido de tutela de urgência que determinou à União se abster de se apossar, requisitar e/ou confiscar os equipamentos respiradores ou quaisquer outros que venham a ser adquiridos pelo governo do Estado.
“Não pode haver diferenciação no tratamento dos Estados. Esses ventiladores pulmonares serão fundamentais para salvar vidas”, disse o senador. “A situação do Amapá é crítica. Estamos próximos dos 2 mil casos e passamos dos 50 óbitos”, alertou o senador.