Após tentativa de confisco, Amapá receberá mais 25 respiradores

Autor da ação que garantiu envio dos aparelhos, senador Randolfe Rodrigues alertou que não pode haver tratamento diferenciado entre os estados. Foto: Rodrigo Índio/arquivo SN
Compartilhamentos

O Amapá receberá mais 25 respiradores de UTIs para o tratamento de pacientes com a covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ao senador Randolfe Rodrigues (REDE), que é autor da ação popular que garantiu os equipamentos. 

Desde o dia 25 de março, uma batalha judicial vinha sendo travada pelo parlamentar com a União por conta dos aparelhos. Rodrigues acionou a Justiça Federal para evitar confisco pelo governo federal de 50 respiradores que seriam adquiridos pelo Estado. O Ministério Público Federal também foi acionado.

Senador entrou com ação na justiça federal para garantir respiradores. Foto: Secom/arquivo

No dia 9 de abril, foi deferido o pedido de tutela de urgência que determinou à União se abster de se apossar, requisitar e/ou confiscar os equipamentos respiradores ou quaisquer outros que venham a ser adquiridos pelo governo do Estado.

“Não pode haver diferenciação no tratamento dos Estados. Esses ventiladores pulmonares serão fundamentais para salvar vidas”, disse o senador. “A situação do Amapá é crítica. Estamos próximos dos 2 mil casos e passamos dos 50 óbitos”, alertou o senador.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!