A prefeitura de Macapá confirmou nesta sexta-feira (8) a morte do médico Paulo Xavier, de 77 anos, contaminado pelo novo coronavírus. É o primeiro óbito entre médicos pela doença.
Ele estava afastado do trabalho desde o último dia 23 por outros problemas de saúde, e acabou contraindo a covid-19. Não foi informado onde ocorreu o óbito.
“Paulo era funcionário exemplar e dedicou 21 anos de sua vida para o atendimento a pacientes da Estratégia Saúde da Família na capital amapaense”, informou a prefeitura em nota.
O médico atuava na UBS do bairro Cidade Nova, na zona leste de Macapá, e era um dos poucos profissionais de saúde acima dos 70 anos ainda em atuação. Ele chegou a dirigir a extinta Superintendência de Campanha de Saúde Pública do Pará e Amapá, a famosa Sucam.
“(…) Deixa um legado de dedicação, amor e trabalho incondicional ao dever médico de salvar vidas, além da perda irreparável para familiares, amigos e todos os seus pacientes”.
O médico foi uma das cinco pessoas que morreram em consequência da covid-19 nas últimas 24 horas. O Amapá tem 2.322 casos confirmados com 66 mortes desde o dia 20 de março.