Por RODRIGO ÍNDIO
O Mercado Central de Macapá reabriu as portas e voltou com suas atividades presenciais nesta segunda-feira (20). O movimento foi considerado tranquilo no horário do almoço, passando pela tarde, até o fim do expediente, já à noite.
O espaço estava fechado há cerca de 90 dias e voltou a funcionar com novas regras e horário reduzido.
As professoras Sandra Palheta, Marta Gomes, o pastor Davi Palheta e o pequeno Hiago vieram do interior de Afuá cuidar da saúde. É a primeira vez que eles visitam o espaço.
“Gostei porque estamos na correria do dia a dia e aqui tem uma comida muito boa e não está aglomerado. Está tudo ocorrendo com segurança. É claro, não pode faltar nosso açaizinho com peixe de cada dia. Recomendo”, disse Sandra.
De acordo com o diretor-presidente do Macapatur, Alex Pereira, o espaço segue recomendações do decreto municipal de número 2.624/2020 e as normas sanitárias estipuladas para evitar a proliferação do coronavírus.
“Teremos o controle do número de pessoas dentro do equipamento, aferição de temperatura, a obrigatoriedade do uso de máscaras e álcool em gel nas mãos. Foi feita ainda uma campanha educativa de distanciamento entre pessoas e protocolos de higienização foram espalhados pelo prédio”, detalhou Alex Pereira.
Ele ponderou ainda que 48 boxes estão reabrindo gradativamente. Foi limitado em 50% o número de assentos. Antes existiam 140, agora são 70 assentos.
No horário de pico, o local chegava a receber, em média, 200 pessoas. Com as limitações, o número cai pela metade. As mesas têm distanciamento de 1,5 m (um metro e meio) de uma para outra.
Trabalhando há 10 anos com a venda de refeições, Adilenaide Feitosa, de 34 anos, estava ansiosa para voltar a trabalhar. Para ela o momento é de recomeço.
“É momento de readaptação, mas sem deixar de ter cuidados. Precisávamos voltar para nos manter. Tenho fé que tudo dará certo, e se você quiser degustar uma comida de qualidade e bom preço, faça-nos uma visita”, convidou.
Alguns empreendedores estavam autorizados a trabalhar com serviço expresso desde o dia 16 de junho. O serviço também deve continuar.
Também foi estipulado um novo horário de funcionamento que será de 12h às 20h.