Por OLHO DE BOTO
As Polícias Civil e Militar investigam a existência de ações coordenadas por uma possível quadrilha especializada em furtar condensadores de ar, crime que tem subidos os registros nas últimas duas semanas.
O alvo preferencial dos bandidos tem sido prédios públicos, normalmente aqueles em que há pouca ou nenhuma vigilância física zelando pelo patrimônio, a exemplo de hospitais e secretarias. Somente neste fim de semana, dois desses delitos foram registrados.
Um correu na noite se sexta-feira (25), no Hospital de Emergências, no Centro da capital.
De acordo com o apurado pela reportagem, o condensador furtado na noite de sexta-feira do HE foi segundo já levado da unidade e, também, o quarto de hospitais do Estado. Os ladrões também teriam levado outros dois desses equipamentos do Hospital da Criança e Adolescente. No caso das unidades de saúde, nenhum ladrão foi preso.
Mas, na noite de sábado (26), por volta de 22h, um deles foi pego por militares do 6º Batalhão. O ladrão foi flagrado logo depois de retirar o aparelho da parede do prédio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), localizada na Avenida FAB, na região central de Macapá.
De acordo com o tenente Silva Lima, ao tentar fugir, o ladrão foi surpreendido por uma equipe de motopatrulhamento do 6° Batalhão. Segundo a polícia, Eduardo Lobo de Figueiredo, de 39 anos, já é reincidente neste tipo de delito.
Silva Lima analisou a possibilidade de existir uma prática organizada nessa sequencia de furtos de condensadores.
“Se existe uma preferência por esses equipamentos, é porque existe um receptador, ou seja, alguém está comprando esses equipamentos. Vamos tentar trabalhar para identificar se existe uma quadrilha agindo em conjunto”, analisou o tenente.