Depois de muita articulação com diversos segmentos, o Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira (20) que vai adquirir a vacina CoronaVac para imunização contra a covid-19 em todas as regiões do Brasil.
A vacina, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa SinoVac, já passou por todas as fases de testes, sendo segura para aplicação em humanos, segundo o governo paulista.
O senador Randolfe Rodrigues, que faz parte da comissão especial de acompanhamento da pandemia do Congresso Nacional, comemorou a decisão, pois nos últimos dias ele acompanhou de perto o impasse que rondava a distribuição da CoronaVac.
Inicialmente, apenas a vacina produzida pela Universidade de Oxford constava no calendário nacional de vacinação do MS, e, mesmo assim, com distribuição prevista apenas para abril de 2021.
Agora, a vacina produzida pelo Butantan e SinoVac também consta no calendário e irá atender estados da Região Norte, incluindo o Amapá.
“A CoronaVac é a vacina mais avançada em desenvolvimento, isto significa que milhões de brasileiros, incluindo amazônidas, amapaenses, poderão começar 2021 livres do coronavírus. Foi uma luta e é uma vitória de todos os brasileiros, de toda a humanidade”, declarou em suas redes sociais o senador Randolfe.
A previsão é de que pelo menos 46 milhões de doses sejam adquiridas pelo governo federal até o final de dezembro deste ano.