Por SELES NAFES
A totalização dos votos da eleição para prefeitos nos 15 municípios onde houve votação no Amapá foi marcada pela demora na divulgação dos resultados em alguns municípios, como em Santana e Cutias.
À noite, o ministro Roberto Barroso, presidente do TSE, confirmou o problema de ordem técnica no equipamento e disse que o Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos estados enviaram os dados e que o problema da totalização era mesmo em Brasília.
Os resultados no Amapá só vieram às 22h20. E houve viradas e reeleição de alguns prefeitos. O TRE informou que a demora ocorreu porque a apuração de todo o país foi concentrada no sistema Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Também foi destaque a derrota de prefeitos que tentavam renovar os mandatos, como ocorreu em Tartarugalzinho, com derrota de Rildo Oliveira (MDB), e em Santana, onde Ofirney Sadala (Avante) foi derrotado por Bala Rocha (PP).
Outra vitória que chamou a atenção foi em Oiapoque, a 590 km de Macapá, onde Bruno do Posto derrotou a atual prefeita por apenas 3 votos de diferença. Veja os resultados.
AMAPÁ
CALÇOENE
CUTIAS
FERREIRA GOMES
ITAUBAL
LARANJAL DO JARI
MAZAGÃO
OIAPOQUE
PEDRA BRANCA
PORTO GRANDE
PRACUÚBA
SANTANA
SERRA DO NAVIO
TARTARUGALZINHO
VITÓRIA DO JARI