Radares na BR-210 estão adequados, diz Ipem

Radares ficam em trecho urbano da zona norte da capital do Amapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem/AP) inspecionou, nesta quinta-feira (4), medidores de velocidade para veículos automotivos (radares) fixados no trecho urbano da BR-210, na zona norte de Macapá.

A ação fiscalizou 4 instrumentos e verificou a exatidão das medições efetuadas por estes equipamentos.

De acordo com o coordenador técnico operacional do Ipem, Ronildo Nobre, os radares em uso são submetidos à verificação de caráter obrigatório anualmente. O objetivo é que os radares possam controlar de forma correta a velocidade de circulação dos veículos, a fim de coibir os excessos de velocidade nas vias, ruas, rodovias.

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. Os equipamentos no estado são geridos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A ação fiscalizou 4 instrumentos e…

… verificou a exatidão das medições

“Utilizamos em nosso veículo um equipamento chamado de cronotacógrafo que indica e registra, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo. Com ele é possível dizer se o radar está operando corretamente. A margem de erro permitida é de 4 km para mais ou para menos”, explicou.

O veículo com os fiscais passa cinco vezes por cima de cada pista com radares de laço e lombada. Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando haja reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro, o que é feito durante a fiscalização.

“Em caso de pessoas que passaram pelo radar que não estava fazendo cálculo correto, o Inmetro tem que ver pelo certificado se ele tá com validade ou não, se tiver é validado, caso não é suspensa”, detalhou Ronildo Nobre.

Nobre: “Em caso de pessoas que passaram pelo radar que não estava fazendo calculo correto, o Inmetro tem que ver pelo certificado se ele tá com validade ou não”

Nas ações passadas, a fiscalização identificou falhas. Já nesta estava tudo normalidade

Nas ações passadas, a fiscalização identificou falhas. Já nesta estava tudo normalidade.

Vale lembrar que para as multas emitidas em função dessas medições serem legítimas, o medidor de velocidade precisa ter sido verificado e aprovado pelo Ipem/AP, e estar dentro do prazo de validade. Para saber se o medidor de velocidade está dentro da validade, o cidadão pode acessar o PSIE (Portal de Serviços do Inmetro nos Estados), pelo site https://servicos.rbmlq.gov.br/.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!