Por ANDRÉ SILVA
Uma associação que representa grupos de teatro de Macapá começou uma campanha para arrecadar material didático, água, álcool em gel, materiais de higiene e limpeza para crianças que vivem no Arquipélago do Bailique – Distrito de Macapá. O lugar sofre com o processo de salinização do rio e com o fenômeno de terras caídas (erosão das margens das ilhas).
O grupo pretende ajudar os moradores das 57 ilhas que compõem o arquipélago, que fica a 180 quilômetros da capital. O processo de salinização do rio vem afetado os ribeirinhos de forma mais crítica desde outubro do ano passado.
O governo do Estado e a Prefeitura de Macapá mobilizaram vários esforços para ajudar com fornecimento de água potável e tecnologias para o tratamento do líquido.
De acordo com Adriane Magalhães, da assessoria de comunicação do Grupo Gira Mundo, a ideia é arrecadar, principalmente, material escolar para as crianças. O grupo já desenvolve atividades na região desde 2012 com o projeto Tcnobarca e é a primeira vez que realiza uma campanha para esse fim.
“Nosso público-alvo são principalmente crianças e adolescentes com esse foco de retorno às aulas. A gente vai tentar abranger o maior número de pessoas possível”, afirmou Magalhães.
O grupo pretende arrecadar, ainda, produtos de higiene pessoal, limpeza, álcool em gel e máscara.
As doações podem ser feitas em Macapá, na Escola Estadual José de Alencar, que fica localizada na Rua Candido Mandes, 269, Perpétuo Socorro ou por meio de PIX. A chave é CNPJ 07.465.360/0001-08.
Gira Mundo
O grupo Gira Mundo já desenvolve atividades culturais desde 2005. Quatro grupos estão ligados à associação. Desde 2012, mantêm o projeto Tecnobarca no Bailique, oferecendo atividades lúdicas e educativas com crianças da localidade.