Forças de segurança realizaram buscas em celas do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), no início da manhã desta sexta-feira (3). O objetivo era apreender objetos usados em crimes, e novamente foram apreendidos celulares. A novidade nesta operação foi a apreensão de bebida artesanal.
De acordo com a Polícia Federal, que integra a força-tarefa, o objetivo é desarticular facções criminosas. Além da PF, participaram policiais civis, militares, penais e rodoviários. A Secretaria de Segurança, GTA e o Bope deram apoio nas buscas. O Bope, por exemplo, ajudou na extração dos presos das celas do Pavilhão F1, onde o trabalho foi concentrado.
A PF divulgou que não se tratou do cumprimento de mandados, mas de uma inspeção de rotina. Foram apreendidos 19 celulares e mais de 90 litros de “biricutico”, bebida alcoólica artesanal fabricada pelos detentos.
Num dos vídeos divulgados pela PF, é possível ver um policial manuseando um livro que teve as páginas internas recortadas para acomodar um aparelho celular.