Atualizado às 19h46
Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
Com uma nova turma de concursados assinando contrato e a chegada de equipamentos, nesta quinta-feira (1º), o Hospital Universitário da Unifap (HU) está na contagem regressiva para, enfim, abrir as portas.
O superintendente do HU, Aljerry Dias, acredita que o hospital começará a funcionar em outubro, iniciando uma nova etapa na saúde pública amapaense.
O HU é a primeira unidade com a vocação prioritária para o ensino e a pesquisa no Estado, um hospital-escola, que formará profissionais e abrirá novos leitos de alta e média complexidade no Amapá.
“O HU Unifap recebeu uma série de equipamentos vindos da Ebserh [Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares], além dos equipamentos que já adquirimos aqui pela Unifap, equipamentos como ultrassom, raio-x, equipamento de endoscopia e vários outros equipamentos de uso hospitalar, para montar nossa enfermaria de clínica médica. Hoje, também, foi a convocação e assinatura de contrato dos concursados”, informou Aljerry.
Assinaram contrato médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e laboratórios, justamente para preparar o hospital para pleno funcionamento.
Regulação
O HU não vai ter atendimento de emergência. A forma de acesso será referenciada a partir de outras unidades de saúde, como as UBSs, por exemplo, que irão encaminhar os pacientes que necessitarem algum tipo de tratamento que o HU possa disponibilizar.
Por mais de um ano, antes mesmo de ser inaugurado para a função com o qual foi idealizado, o HU já cumpriu um importante papel: foi a principal referência de atendimento às pessoas com covid-19 do Amapá.