Da Equipe SOUSA ADVOGADOS, de Macapá
Estou doente, com benefício por não conseguir trabalhar. Será que eu vou receber o meu 13º salário? Essa preocupação sempre bate quando estamos longe das nossas atividades, então vamos esclarecer para você!
De maneira bem simples, todos os segurados que estão recebendo o auxílio-doença têm direito ao 13º salário. Anualmente, esse pagamento extra é feito pelo INSS.
Como é Feito o Pagamento do 13º Salário?
O pagamento é feito diretamente na conta do beneficiário, junto com o pagamento do auxílio. Geralmente, ele é dividido em duas parcelas, com valor igual ao do benefício, mas proporcional ao número de meses de pagamento no ano.
O segurado que recebe o auxílio-doença pode ver no extrato de pagamento, disponível no meu INSS, o valor disponibilizado. O pagamento da primeira parcela corresponde a 50% do benefício. Entretanto, a segunda pode ter um valor diferente devido aos descontos realizados pelo INSS.
E Se Esse Valor Não Cair na Conta?
Se por algum motivo o valor não aparecer no extrato é importante que você contate o INSS ou busque um especialista na área, que investigará o motivo disso ter ocorrido e os caminhos a serem tomados.
Vale lembrar, por fim, que quem recebe benefícios assistenciais, como o BPC/LOAS, não têm direito ao décimo terceiro do INSS.