Da REDAÇÃO
Depois da emocionante segunda noite de desfiles das escolas de samba do Amapá, as agremiações, diretoria e torcidas passa a viver a expectativa da apuração das notas dadas pelos 36 jurados sorteados pela Liga Independente das Escolas (Liesap).
A apuração dos desfiles das escolas de samba do Amapá será na quarta-feira (22), no Sambódromo, às 15h.
Os primeiros resultados apurados serão do Grupo de Acesso, que reúne três agremiações: Embaixada de Samba Cidade de Macapá, Império do Povo e Império da Zona Norte.
Em seguida, será a apuração das sete escolas do Grupo Especial: Emissários da Cegonha, Boêmios do Laguinho, Maracatu da Favela, Solidariedade, Unidos do Buritizal, Piratas Estilizados e Piratas da Batucada.
Os quesitos julgados são: Enredo, Samba de Enredo, Bateria, Alegorias, Fantasias, Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta-Bandeira, Evolução e Harmonia.
Império da Zona Norte
Resgatando a história do poeta e cantor, Illan do Laguinho, a Escola de Samba Mocidade Independente Império da Zona Norte, às 22h, abriu a segunda noite dos desfiles, no sábado (18).
Com muito dourado, azul e branco, cores oficiais da escola, cerca de 850 componentes, divididos em 10 alas, um carro alegórico e um tripé, passaram na avenida.
Solidariedade
Propondo uma reflexão social e política sobre o país, a Associação Recreativa Império de Samba Solidariedade foi a primeira escola do Grupo Especial a pisar no Sambódromo, já na madrugada deste domingo (19).
Nas cores predominantes do verde, vermelho e branco, a Solidariedade, apresentou o enredo: “Brasil – A Efígie da Omissão: Os Cinco Cavaleiros do Apocalipse”, com mais de 1,2 mil brincantes, divididos em 10 alas, duas alegorias e dois tripés.
Unidos do Buritizal
Fazendo um resgate da própria história ao falar de personalidade da agremiação, como “Tia Cila” e Ivo Canutti, o Grêmio Recreativo e Cultural Academia de Samba Unidos do Buritizal foi a segunda escola do Grupo Especial a passar pela avenida Ivaldo Veras, no Sambódromo, na segunda noite dos desfiles, já na madrugada de domingo.
Nas cores azul e branco, Unidos do Buritizal, apresentou o enredo: “Ave Cila, a estrela maior da constelação sangue azul, rogai por nós filhos seus”, com mais de 160 brincantes, em 10 alas, duas alegorias e um tripé.
Piratas estilizados
Relembrando e homenageando os 49 enredos que a escola já defendeu no carnaval amapaense, Piratas Estilizados foi a penúltima escola do Grupo Especial a desfilar no Sambódromo, na madrugada de domingo, 19, no último dia de apresentações.
Em pouco mais de 1 hora, a Piratas Estilizados, apresentou o enredo: “Estilizado de alegria, te convido a festejar”, com duas alegorias, dois tripés e aproximadamente 1,3 mil brincantes.
Piratas da Batucada
Homenageando a cantora Patrícia Bastos, a Piratas da Batucada fechou os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, no Amapá, já na manhã de domingo.
A Piratas da Batucada, apresentou o enredo: “Patrícia, da Pátria Caboca”, com mais de 1.300 brincantes divididos em 11 alas, dois carros alegóricos e dois tripés. O governador do Amapá, Clécio Luís, e a primeira-dama, Priscilla Flores, participaram do desfile da agremiação.