Por ANDRÉ SILVA
Os trabalhos para a realização da 52ª Expofeira do Amapá estão avançando. Após o anúncio do retorno do evento, após 8 anos, o governador Clécio Luís (SD) fez, na manhã desta quarta-feira (14), uma visita técnica no Parque de Exposição da Fazendinha, onde acontece a programação, acompanhado pela equipe do grupo de trabalho que planeja a reabertura do local.
A feira criada pelo 1º governador do ex-território federal, Janary Nunes, objetiva valorizar os produtos do setor de alimentos amapaense, com a promoção de negócios. A última edição do evento aconteceu em 2015.
Clécio explicou, durante a visita, que uma reforma no local iria demandar muito investimento, por isso, a equipe tem planejado fazer uso de estruturas provisórias.
“É bom esclarecer que eu reafirmei o compromisso de realizar a Expofeira. Criamos o grupo de trabalho, depois eles apresentaram um conceito de como vai ser a esse evento, Agora, estamos vendo o orçamento. Enquanto isso, e a partir de hoje, estamos ocupando o espaço para que cada um possa cumprir seu papel. A partir de agora, todo dia tem que ter um tijolinho a mais para a realização da Expofeira”, explicou o governador.
Para a realização do evento, bem como à preparação do ambiente, o governo aposta na captação de recursos privados e público. Por se tratar de um processo de retomada, o secretário de gestão e planejamento, Rodolfo Vale, explica que o evento não terá toda pompa dos anos anteriores, mas cumprirá seu papel, que é de promover os produtos do agronegócio amapaense e gerar economia para os empreendedores locais.
“A partir de agora estamos dando o segundo passo no planejamento, que é realizando essa visita técnica com o governador e todas as secretarias do estado, para que cada um possa compreender seu papel na realização da Expofeira”, analisou Vale.
A previsão inicial do governo é que o evento ocorra no período de 28 a 8 de outubro.