Da REDAÇÃO
Uma audiência pública no Senado vai debater o reajuste de energia elétrica no Amapá, a pedido do senador Randolfe Rodrigues (sem partido). Nesta terça-feira (26), ele protocolou pedido da audiência com a convocação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que autorizou o aumento.
A audiência foi marcada para o dia 5 de outubro, nas comissões de Serviços de Infraestrutura e de Assuntos Econômicos e de Constituição, Justiça e Cidadania.
“O aumento abusivo da tarifa de energia elétrica no Amapá é um golpe contra a população”, crítica o senador Randolfe.
A Aneel autorizou um reajuste 44,41% nas tarifas da Equatorial Amapá para entregar em vigor a partir de dezembro. O aumento, segundo a agência, cobriria “custos com encargos setoriais, custos das atividades de distribuição da concessionária e dos investimentos realizados na área de concessão desde 2017”. No Amapá, a Equatorial assumiu a concessão apenas em 2021.
Segundo dados da própria agência, entre 2020 e 2023 os reajustes somam quase 90% de aumento na fatura de energia ao consumidor.
Randolfe, o senador Davi Alcolumbre (UB) e o deputado federal Acácio Favacho (MDB), entre outros parlamentares, acompanharam o governador num encontro com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para debater o assunto, mas nenhuma medida concreta foi anunciada pelo governo federal.