Por CAROLINA MACHADO
Os proprietários dos veículos destruídos pelo incêndio ocorrido no pátio do Detran, no último dia 29 de novembro, poderão receber do Detran um ressarcimento pela perda. O valor, de acordo com a direção do órgão, teria como base a tabela Fipe.
No incêndio, que começou numa área de mata, 190 motocicletas e 26 carros foram totalmente consumidos pelas chamas e tiveram perda total.
De acordo com o diretor do Detran do Amapá, capitão Rorinaldo Gonçalves, a ação será feita após a instituição concluir as perícias e levantamentos dos veículos atingidos.
“Se o proprietário de um desses veículos for fazer a retirada junto ao Detran e pagar todas as taxas e multas, o Detran não vai se eximir da responsabilidade de fazer o pagamento do veículo dele, que será feito de acordo com a tabela Fipe”, assegurou.
No local, haviam aproximadamente 4 mil veículos que foram apreendidos por infrações de trânsito e documentações atrasadas. Segundo Gonçalves, a maioria estava no pátio há no mínimo dez anos.
“Tem um que está há 30 anos, que é um Chevette. É um tempo longo, mas o Detran não vai se eximir da responsabilidade”, afirmou.
Leilões
Atualmente, os pátios do Detran possuem aproximadamente 8 mil veículos apreendidos. Segundo Gonçalves, para evitar o acúmulo de veículos, uma das medidas adotadas será a agilidade nos leilões.
“Estamos recebendo os primeiros servidores concursados do Detran, que já iniciarão em 2024, e nos ajudarão a cumprir com o que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro, que é fazer leilões a partir dos sessenta dias de apreendido. Assim vamos evitar o acúmulo de veículos nos pátios”, explicou.