Por CAROLINA MACHADO
Os moradores do Bairro Jardim II, localizado na zona norte de Macapá, receberam nesta segunda-feira (11), a Escola Estadual Prof. Maria Merian dos Santos Cordeiro Fernandes, que foi revitalizada. A obra iniciou em fevereiro deste ano e vai beneficiar 798 estudantes do Ensino Fundamental II, do 5º ao 9º ano.
Um deles é a Aline Vitória, do 9º ano. Ela estuda no local há 3 anos e disse estar satisfeita com a nova estrutura.
“Está sendo uma experiência muito legal, porque a escola precisava mesmo de uma reforma. Vi a cozinha, as salas, os banheiros, reformados, então está sendo um momento incrível. Assim me sinto mais motivada a estudar”, declarou.
A assistente social Danielle dos Santos, moradora do Bairro Ipê, vizinho do Jardim II, é mãe de um dos alunos do 6º ano. Ela considera a obra de muita importância para o processo de aprendizagem dos estudantes.
“A estrutura antiga não estava boa. As vezes chovia e a chuva acabava atingindo eles, o que prejudicava as aulas. Então agora, com tudo revitalizado, a gente sabe que eles vão aprender melhor. Os espaços estão mais amplos, a escola está climatizada, então isso tá maravilhoso”, comemorou.
De acordo com o governador em exercício, Teles Júnior, a revitalização das escolas é um processo contínuo e que neste ano seis escolas passaram por esse processo.
“E também nós temos outras intervenções que vão de construção, pequenos reparos e manutenção. É uma satisfação muito grande poder estar dando essa resposta para a população”, afirmou.
A instituição de ensino recebeu serviços de pintura, paisagismo, substituição de forro, uma nova cozinha e revitalização dos banheiros. No total, foram investidos R$ 679 mil do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
A escola existe há 28 anos e essa foi a primeira vez que passou por revitalização. No estado todo, vinte escolas estão sendo revitalizadas, sendo sete em Macapá. A próxima escola a ser entregue será a do Santa Inês, localizada na orla da capital. A previsão é que o local seja reinaugurado no dia 29 de dezembro.