Da REDAÇÃO
Depois da confirmação de mais de 500 novos casos de covid-19 no Amapá, na maior escalada da doença desde o fim da pandemia, o deputado federal e ex-superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia (PDT), fez um alerta para a quantidade de pacientes infectados que ainda não tinham sido vacinados.
De acordo com o parlamentar, a nova onda da doença vem atingindo até crianças menores de cinco anos, que estão enfrentando a forma mais agressiva da doença. As internações também voltaram.
“É preciso entender que o inverno amazônico é propício para essa elevação. Vacinação é importante, cuidado é importante”, enfatizou.
Malária
A preocupação é também com a malária. Dorinaldo destinou R$ 2 milhões para aquisição de insumos para combate à endemia. O governo federal reconheceu, na última segunda-feira (8), a situação de emergência para sete municípios do Amapá, devido ao aumento considerável de casos. A lista tem Oiapoque, Macapá, Porto Grande, Santana, Mazagão, Calçoene e Pedra Branca do Amapari.
“Pra quem é da Amazônia não sabe como é essa chaga. Uma criança que tem duas, três malárias, lamentavelmente tem dificuldade de aprendizado”, informou.
Em 2022, foram notificados 2.798 casos; em 2023, 4.726. O aumento foi de 89,8%.