Por LEONARDO MELO
Pais de alunos da Creche Tio Markel, no Bairro Novo Horizonte, zona norte de Macapá, estão em pânico e deixaram de mandar seus filhos para a escola. A decisão ocorreu após ameaças de invasão à instituição.
Mães procuraram o portal SN.com para relatar o ocorrido. Segundo elas, na última sexta-feira (1º), a direção da creche informou que, por volta das 21h30 do dia 31 de outubro, a diretora Nubia Samara e a secretária administrativa Cleia Maciel receberam uma ligação de criminosos, que ameaçaram a escola.
Os bandidos teriam afirmado que controlam a área e que todos os proprietários de estabelecimentos comerciais, inclusive escolas, devem pagar uma quantia em dinheiro para garantir a “segurança” do local. Caso a exigência fosse recusada, os criminosos ameaçaram incendiar o prédio da creche, com alunos e funcionários dentro. Eles ainda mencionaram informações pessoais das funcionárias, causando pânico entre todos. Por essa razão, as aulas foram suspensas.
O caso foi reportado à Secretaria Municipal de Educação (Semed), que acionou as polícias civil e militar, além da Guarda Municipal.
Uma semana após o incidente, a única medida adotada foi a presença de uma equipe da Guarda Municipal para realizar rondas durante a entrada e a saída dos alunos. Isso não tem sido suficiente para tranquilizar os pais, que pedem medidas permanentes de segurança.
Nesta quarta-feira (6), os pais William, Jéssica e Julianny gravaram um vídeo expressando sua preocupação.
Segundo os pais, apenas três crianças compareceram ao maternal, enquanto o 1º período recebeu quatro alunos, e o 2º, apenas cinco.
A reportagem procurou a Prefeitura de Macapá para se manifestar sobre o caso, mas não houve retorno, assim como por parte do governo do estado.