Por SELES NAFES
O desembargador Jayme Henrique Ferreira foi eleito nesta quarta-feira (27) para presidir o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) pelos próximos dois anos. A escolha ocorreu por aclamação, após o tradicional consenso nos bastidores do colegiado. Sem chapa concorrente, houve aclamação.
Jayme Henrique, de 58 anos, é natural de Ourinhos (SP) e construiu uma longa carreira como procurador de Justiça no Ministério Público do Amapá. Em 2021, ele foi indicado para ocupar uma vaga no TJAP. Dos membros do Pleno, ele era o único que ainda não havia assumido a presidência do tribunal.
Os demais cargos da nova administração foram distribuídos da seguinte forma:
- Vice-presidente: desembargador Carlos Tork
- Corregedor-geral: desembargador João Lages
- Ouvidor-geral: desembargador Adão Carvalho (atual presidente)
- Diretor da Escola Judicial: desembargador Rommel Araújo
TRE
Já o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) será comandado pelo desembargador Carmo Antônio de Souza, que assumiu interinamente a presidência nas eleições de outuro deste ano, durante o licenciamento do titular João Lages. O vice será o desembargador Agostino Silvério.
A posse dos novos gestores do TJAP está marcada para o dia 25 de fevereiro de 2025 para dois anos de mandato, uma vez que o tradicional dia 5 de março coincidirá com a Quarta-Feira de Cinzas. Após a cerimônia no TJAP, será realizada a posse do TRE, em data ainda a ser definida.