Da REDAÇÃO
Uma ação da Polícia Civil do Amapá resultou na prisão em flagrante de um homem de 55 anos por desmatamento ilegal na comunidade Nova Jerusalém, área rural de Mazagão, a 35 km de Macapá. A operação faz parte do 10º ciclo da “Operação Protetor dos Biomas”, que visa combater crimes ambientais no estado.
Os policiais Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA) realizavam incursões em áreas identificadas por imagens de satélite como potenciais alvos de desmatamento quando foram atraídos pelo som de uma motosserra durante o monitoramento. Ao chegarem ao local, encontraram o homem cortando um Angelim-Vermelho, uma árvore centenária de aproximadamente 30 metros de altura.
A ação era realizada sem qualquer autorização do órgão ambiental competente, configurando crime de desmatamento ilegal. Além disso, os agentes apreenderam duas motosserras e uma carga de madeira já serrada e em tora, que seriam utilizadas para fins comerciais.
O suspeito, juntamente com as ferramentas e a madeira apreendida, foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Mazagão, onde responderá por crime ambiental. Segundo a legislação brasileira, o corte ilegal de árvores em áreas protegidas ou sem autorização prévia é passível de multa e pena de reclusão.
A Operação Protetor dos Biomas é uma iniciativa estratégica que utiliza tecnologia, como imagens de satélite, para monitorar e coibir crimes ambientais em todo o estado. O objetivo é preservar a biodiversidade local, protegendo espécies ameaçadas e garantindo a sustentabilidade das comunidades que dependem diretamente dos recursos naturais.