Por JONHWENE SILVA, de Santana
As celebrações pelo aniversário de fundação do povoado de Santana, em 4 de fevereiro, prometem movimentar a comunidade rural situada às margens do Rio Amazonas, a cerca de 17 km de Macapá. Centenas de visitantes são esperadas para aproveitar uma programação diversificada, que inclui atividades esportivas, shows e uma encenação teatral a céu aberto.
A fundação do povoado de Santana tem grande valor cultural e histórico para os moradores do município e, anualmente, é celebrada com uma extensa programação. Em 4 de fevereiro de 1758, a localidade foi oficialmente fundada por iniciativa do então governador do Grão-Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado.
As comemorações acontecerão ao longo de todo o dia. Trilhas de cicloturismo, torneios de futebol e celebrações religiosas estão entre as atrações. O espetáculo teatral a céu aberto A Comitiva de Mendonça Furtado encenará a chegada das autoridades da época. O ator e diretor Roberto Prata destaca que a apresentação resgata a história do povo santanense.
“Essa encenação vem ganhando cada vez mais força e retrata aquele período da chegada de Mendonça Furtado. Ou seja, os indígenas, mestiços e portugueses que já viviam por aqui. Quem assistir verá a mais pura e verdadeira representação da fundação de Santana”, afirma.
Em razão da data, a Prefeitura de Santana decretou ponto facultativo no funcionalismo público municipal. Para Vanildo Silva, morador da localidade há mais de 30 anos, o reconhecimento do aniversário do povoado representa a valorização das raízes culturais, históricas e sociais, especialmente da população local.
“Acho muito importante eventos como este, que mostram a nossa comunidade. Claro que temos um grande potencial na agricultura, que é o que movimenta a região, mas a questão histórica e social não pode ser esquecida”, ressalta.
A programação começa por volta das 8h com os torneios de futebol e segue até às 21h30, com apresentações da aparelhagem Mega Pressão 360 e do DJ Raffa The Best.
Curiosidade
Embora a fundação oficial do povoado de Santana tenha ocorrido em 4 de fevereiro de 1758, historiadores relatam que a presença humana na região remonta a 1631, quando ingleses construíram o Forte Cumaú na área do Igarapé da Fortaleza. Isso indica que, muito antes da fundação oficial, já havia habitantes lutando e protegendo as terras santanenses.