Por RODRIGO DIAS
Um momento de desespero se transformou em alívio e gratidão na noite do último domingo (6), graças à ação rápida e precisa de policiais militares do 1º Batalhão da PM do Amapá. Uma recém-nascida de apenas 18 dias, engasgada e sem conseguir respirar, foi salva após ser levada às pressas ao quartel por seus pais, José Herlison dos Santos Monteiro e Rayelli Santos da Cunha.
A pequena Jhenifer Helena Cunha Monteiro chegou nos braços do pai por volta das 18h50, no 1º Batalhão, que fica dentro do Conjunto Habitacional São José, onde a família reside, no Bairro Buritizal. Em pânico, os pais buscavam socorro imediato.
De prontidão na equipe Tigre 3, o sargento Wosghignton agiu com serenidade, mesmo sabendo que cada segundo era decisivo para salvar a vida da criança. Com habilidade, executou as manobras de primeiros socorros para desobstrução das vias aéreas da bebê. Em poucos instantes — que pareceram uma eternidade —, Jhenifer Helena voltou a respirar, para o alívio de todos os presentes.

sargento Woshignton agiu com serenidade, mesmo sabendo que cada segundo era decisivo para salvar a vida da criança
A ação continuou com a equipe comandada pela sargento Izonete. Os policiais colocaram a criança e os pais na viatura e seguiram imediatamente para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Lélio Silva, que fica nas proximidades.
Na UBS, a recém-nascida foi atendida pelo médico plantonista, Thiago Ghammachi, que estabilizou o quadro da criança. Ela segue em observação e passa bem. O médico destacou a importância da intervenção da PM, que foi determinante para o desfecho positivo.

Com habilidade, o militar executou as manobras de primeiros socorros para desobstrução das vias aéreas
Outras vidas salvas
Essa não foi a primeira vez que o sargento Wosghignton protagonizou um resgate. Em 2020, durante um incêndio de grandes proporções no bairro Congós, ele e outros militares salvaram duas crianças e dois adultos que estavam presos nos fundos de uma casa em chamas.
“Esses episódios reforçam o papel essencial da Polícia Militar, não apenas na linha de frente e em situações críticas da segurança pública, mas também salvando vidas e trazendo esperança para famílias amapaenses. Tudo isso graças aos treinamentos que a corporação nos oferece”, resumiu o militar.