Por SELES NAFES
Tartarugalzinho, a 222 km de Macapá, conquistou um feito inédito na educação pública brasileira. O município foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como a cidade do Norte do país que mais avançou na alfabetização, alcançando a marca de 94% de crianças alfabetizadas — índice que superou até mesmo a capital amapaense, que obteve resultado negativo na avaliação nacional, com apenas 49,14% das crianças alfabetizadas.
A premiação foi entregue nesta segunda-feira (11), em Brasília (DF), durante cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana.
A professora Aldenice Castelo, servidora de carreira, foi escolhida para representar o município e receber o prêmio em nome do povo de Tartarugalzinho, dos educadores, diretores, da equipe da Secretaria Municipal de Educação e dos estudantes.
Sob a gestão de Bruno Mineiro, a rede municipal de ensino passou por um salto de qualidade. Das 21 escolas existentes, 13 foram inauguradas durante o atual mandato. Atual, a prefeitura tem 180 professores com 2,6 mil alunos.

Fonte: MEC

Bruno Mineiro inaugurou 13 escolas durante a gestão
“O sistema municipal de ensino de Tartarugalzinho não se limita a uma única metodologia de ensino, mas sim, na eficácia de cada metodologia, de acordo com os objetivos de aprendizagem, o contexto escolar e principalmente as necessidades dos alunos. Acreditamos que o aluno constrói seu conhecimento através da interação com seus pares e que o professor é um mediador imprescindível nesse processo”, explicou o secretário de Educação Samuel Soares.
“Dessa forma, metas são pensadas e focadas para uma educação inclusiva, buscando sempre garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os nossos alunos, independentemente de suas características ou diferenças, promovendo um ambiente escolar que valorize a diversidade e a igualdade de oportunidades”, acrescentou.
O Prêmio MEC da Educação Brasileira reconhece municípios que se destacam em categorias como Educação Infantil, Alfabetização, Ensino Fundamental, Educação em Tempo Integral e inclusão de pretos e pardos em tempo integral.