Por PEDRO PESSOA, especial de Belém para o Portal SN
Um vídeo divulgado nas redes sociais registrou uma cena de intimidação envolvendo um flanelinha e um casal de torcedores na saída de uma partida do Paysandu, no estádio da Curuzu, em Belém. Nas imagens, o guardador de carros segura a porta do veículo enquanto o motorista tenta fechá-la. Ao lado, a passageira observa assustada, enquanto o homem insiste para receber pagamento: “você não pagou, pague por favor… pega uma pedra aí, mano”.
O motorista, sob pressão, tenta se desvencilhar, enquanto a passageira alerta para o risco de o flanelinha pegar uma pedra. Quem gravava a cena, de dentro de outro carro, comenta: “paga o cara”. O caso, ocorrido em 28 de julho, rapidamente viralizou e chegou ao conhecimento da Delegacia de Proteção ao Torcedor.

Nas imagens, o guardador de carros segura a porta do veículo enquanto o motorista tenta fechá-la.
A Polícia Civil instaurou inquérito, identificou os envolvidos e deflagrou nesta semana a Operação Pedra no Caminho, cumprindo mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra o suspeito, que foi localizado e preso. Ele agora aguarda audiência de custódia.
De acordo com o delegado Marcos André, a atividade de guardadores de carros em si não é crime, mas qualquer tentativa de intimidação ou cobrança forçada deve ser denunciada.
“O serviço pode ser oferecido voluntariamente, mas não pode ser imposto. A rua é pública, e ameaçar motoristas caracteriza crime”, reforçou o policial.