Acidentes graves e fatais alertam para imprudência e falta de fiscalização em Macapá

Nesta terça-feira (23), em um intervalo de apenas quatro horas, dois acidentes envolvendo múltiplos veículos foram registrados na capital.
Compartilhamentos

Por IAGO FONSECA

Em plena Semana Nacional do Trânsito, iniciada na quinta-feira (18), a terça-feira (23) foi marcada por duas colisões de grandes proporções em Macapá: uma deixou um idoso com sequelas graves no Centro da cidade e outra envolveu cinco veículos no Bairro Santa Rita. Os episódios, ocorridos com apenas quatro horas de diferença, elevam para pelo menos 12 o número de acidentes graves registrados nos últimos três meses, segundo levantamento do Portal SelesNafes.Com. O cenário reforça o alerta sobre imprudência, falhas na fiscalização e precariedade na sinalização viária.

O acidente das 10h

Por volta das 10h, o idoso Edilson Almeida Alves, de 69 anos, teve o pé esquerdo decepado após a moto que pilotava ser atingida por um Toyota Corolla na esquina da Avenida FAB com a Rua São José. O impacto arrastou a vítima até prensá-la contra um Jeep Renegade estacionado.

Segundo o Boletim de Ocorrência, nenhum dos condutores estava alcoolizado e os veículos estavam regulares. Edilson foi socorrido pelo Samu e levado ao Hospital de Emergência.

FAB com São José. Semáforos funcionais. Onde tinha câmera da CTMac só restou o poste. Foto: Iago Fonseca

Acidente esmagou moto e fez motociclista perder um dos pés

O capitão Francysco, da Divisão de Relações Públicas do BPTran, explicou que o cruzamento é semaforizado, mas há suspeita de defeito no equipamento. “Um dos condutores alegou falha no sinal, mas a equipe não constatou. Só a perícia, com as imagens do semáforo, poderá definir a responsabilidade”, afirmou.

Apesar do local ser monitorado por semáforo, até recentemente também havia câmeras da Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac) — atualmente removidas.

O acidente das 14h

Pouco depois do meio-dia, uma picape Fiat Toro avançou a parada obrigatória na Rua Marcelo Cândia e atingiu veículos que trafegavam pela Avenida Antônio Coelho de Carvalho, no Bairro Santa Rita.

A colisão envolveu três carros e uma moto. Entre as vítimas estavam o motociclista Sebastião Monteiro Alberto Neto e a motorista Erika Raquela Teodoro Franco, que conduzia um Renault Kwid. Ele teve que ser hospitalizado com um grave ferimento.

Picape avançou a preferencial

O condutor da picape, Franck Freitas Miranda, não possuía habilitação. Ele foi encaminhado ao Ciosp do Pacoval e autuado por infração gravíssima. Todos os envolvidos testaram negativo para álcool.

Outros registros recentes

Em setembro, um motociclista foi arremessado a 10 metros após colidir com uma retroescavadeira, cujo condutor também não tinha habilitação. Em outro caso, um piloto de moto sofreu fratura exposta após ser atingido por um Honda Civic; o motorista fugiu sem prestar socorro.

Motociclista foi arremessado após colidir com retroescavadeira na pista. Foto: Ropdrigo Dias

Casos fatais

Apesar dos registros mais recentes não terem resultado em mortes, os últimos meses foram marcados por tragédias. Na semana passada, o vendedor Mateus Rodrigues, de 24 anos, morreu após queda na Rodovia Duca Serra.

Em agosto, o motociclista Manderson Tavares de Deus, de 39 anos, morreu após ser atingido por uma caminhonete RAM conduzida pelo empresário Alessandro Ulisses Moura Silva. O impacto foi tão violento que a moto ficou cravada no veículo, que só parou ao atingir outros três carros estacionados. O empresário, que se recusou ao teste do etilômetro, ficou preso por 16 dias.

Mateus era acadêmico de Educação Física e apaixonado por motocross. Fotos: Divulgação

O impacto foi tão violento que a motocicleta de Manderson Tavares ficou cravada entre o paralama e a roda dianteira da caminhonete. Foto: Olho de Boto

No mesmo mês, um adolescente de 17 anos, sem habilitação, pegou o carro da mãe e causou a morte de Andressa Gabrielly Costa Monteiro, de 25 anos. Apesar de negativo no teste de alcoolemia, o jovem e a responsável foram autuados por três infrações.

Em julho, três acidentes fatais marcaram os fins de semana: um motociclista morreu na Rodovia do Centenário em noite chuvosa; uma passageira caiu da garupa e morreu após colisão com caminhão-tanque; e outro motociclista perdeu a vida ao tentar passar pelo “corredor” entre um carro e um caminhão-baú.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!