Por SELES NAFES
O PDT apresentou, nesta quinta-feira (25), uma proposta para antecipar a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Macapá, prevista originalmente para dezembro de 2026. A iniciativa foi formalizada pelo líder do partido, vereador Alessandro Monteiro, durante pronunciamento no plenário.
Monteiro destacou o trabalho desenvolvido pelo presidente Pedro Dalua (União) e defendeu que a condução da Casa tem sido marcada por “proatividade sem precedentes” e pela garantia do livre exercício dos mandatos, tanto da base quanto da oposição.
“Sei que Vossa Excelência já declarou não ter interesse em convocar a eleição antecipada da Mesa neste ano. No entanto, peço que reconsidere. Abra a eleição antecipada, coloque seu nome à disposição”, afirmou o vereador.

Presidente Pedro Dalua ainda não se pronunciou sobre o pedido do líder do PDT Foto: Elen Costa
Continuidade e estabilidade
Segundo o parlamentar, a antecipação da eleição serviria para reforçar a unidade da Câmara e afastar pressões externas. Ele disse que a sociedade espera estabilidade política e que a manutenção da atual condução seria a melhor resposta a “chantagens, mentiras ou ameaças” contra o parlamento.
“O que está em jogo é o compromisso com Macapá. A continuidade dessa gestão é essencial para garantir estabilidade, unidade e foco naquilo que realmente importa: entregar resultados à população”, reforçou Monteiro, que na semana passada fez um relatório determinando o arquivamento da denúncia contra o prefeito Furlan por agressão a jornalistas.
O vereador também declarou apoio à reeleição do atual presidente da Casa e disse que irá dialogar com outros parlamentares para consolidar esse caminho.
Apesar da sugestão do PDT, o presidente da Câmara já havia sinalizado anteriormente que não pretende convocar a eleição neste ano. Dalua ainda não se pronunciou publicamente a respeito. Vereadores da bancada do prefeito, naturalmente, se pronunciaram pela renovação da mesa, como Alexandre Azevedo (REP) e Gian do NAE (PRD).
Caberá ao plenário decidir se a proposta do partido será colocada em pauta.