Da REDAÇÃO
Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Guarda Civil de Macapá está garantindo aos agentes do município treinamento de como manejar armas com segurança e quando tomar a decisão de usá-las com objetivo de proteger vidas.
O treinamento, denominado Estágio de Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional, objetiva manter o porte institucional de arma de fogo para guardas municipais e ocorre no stand de tiro do Instituto de Ensino de Segurança Pública (IESP).
Essa etapa prática do curso encerrou nesta quarta-feira (24). Durante as atividades, os guardas foram acompanhados de perto pelo instrutor Maycon Kirley, do IESP, que destacou a importância do preparo emocional.

Os guardas saem mais preparados
“O treinamento vai além da técnica. Trabalhamos o autocontrole, a disciplina e a consciência de que o uso da arma exige maturidade e ética. Os guardas saem mais preparados para servir com responsabilidade”, afirmou.
A primeira turma contou com 43 agentes, e o sucesso da etapa prática abre caminho para a capacitação de mais 134 servidores, totalizando 177 guardas requalificados. Além disso, outros 55 guardas municipais participarão do curso de formação completa, ampliando o contingente apto a solicitar o porte institucional junto à Polícia Federal no Amapá.