Por RODRIGO ÍNDIO, de Macapá (AP)
Um crime de extrema crueldade contra um animal foi registrado no bairro Marabaixo 4, na zona oeste de Macapá, nesta quinta-feira (15). Um cãozinho foi brutalmente atacado com golpes de facão, sofrendo mutilações graves e correndo risco iminente de morte. A denúncia foi feita pelo ativista da causa animal Victor Hugo, por meio de suas redes sociais, após ele ser acionado por moradores.
De acordo com o relato do ativista, o ataque só foi interrompido graças à intervenção de populares que presenciaram a cena e socorreram o animal.
No momento do ocorrido, uma equipe do Corpo de Bombeiros que passava pela região prestou os primeiros socorros e transportou o cão rapidamente até a clínica veterinária da qual o ativista faz parte.

Victor Hugo: pata amputada e outra presa apenas pela membrana
O quadro clínico é considerado crítico. Segundo Victor Hugo, as lesões foram profundas e provocaram hemorragia severa.
“Ele teve a pata direita do membro torácico amputada, decepada. E na área pélvica, a pata do lado esquerdo está segura apenas por uma membrana. O caso inspira muitos cuidados; ele está passando por transfusão sanguínea e corre risco de morte”, afirmou o ativista.
As informações preliminares colhidas no local apontam para um cenário ainda mais alarmante: o autor da barbárie seria o próprio dono do animal. Victor Hugo confirmou que dados e evidências reunidos por populares já foram encaminhados às autoridades policiais.

Cachorro teve partes cortadas com facão
O caso deve ser investigado com base na Lei Sansão (Lei 14.064/20), que prevê pena de reclusão de dois a cinco anos para crimes de maus-tratos contra cães e gatos.
Como ajudar
Devido ao alto custo do tratamento, cirurgias e necessidade de bolsas de sangue, o ativista iniciou uma campanha de arrecadação e mobilização. O animal precisa urgentemente de:
Doação de sangue canino para transfusão;
Recursos financeiros para custear cirurgias e internação.
O contato para ajudar é o telefone/WhatsApp: (96) 98102-8081.
