De Macapá (AP)
Uniformes usados nas operações de energia elétrica no Amapá ganharam um novo destino: viraram mochilas e estojos entregues a crianças da zona norte de Macapá. A iniciativa, realizada pelo Grupo Equatorial, aposta no reaproveitamento de materiais para apoiar a educação e incentivar práticas sustentáveis.
A entrega aconteceu na quinta-feira (26), na Associação Paes, no bairro Novo Horizonte. As peças chegaram para atender crianças que participam das atividades de reforço escolar e musical desenvolvidas pela entidade, muitas delas sem acesso a itens básicos como mochilas.

Projeto transforma uniformes que seriam descartados em mochilas e estojos para crianças. Fotos: Divulgação Equatorial
Os materiais foram produzidos a partir de fardamentos que seriam descartados pela operação da CEA Equatorial. Em vez disso, passaram por um processo de reaproveitamento dentro do Projeto Recriar, que dá nova utilidade ao tecido e reduz impactos ambientais.
A confecção das mochilas ficou por conta de alunos de um curso de costura realizado em parceria com o Senai-AP. Durante a formação, os participantes transformaram centenas de uniformes em novos produtos, como mochilas, estojos e capas para capacetes, aliando aprendizado prático à geração de renda.

Iniciativa une sustentabilidade, capacitação profissional e apoio à educação
Além de beneficiar as crianças, a ação também fortalece a ideia de economia circular e cria oportunidades para quem participa do projeto. Ao final, o que era descarte se transforma em ferramenta de estudo e em incentivo para um futuro mais sustentável.
