SELES NAFES –
No meio da crise da conta de luz, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou nesta terça-feira, 24, que a CEA reduza a tarifa de energia no Amapá em 9,5% para consumidores residenciais. A medida valerá a partir do dia 30 de novembro.
De acordo com comunicado da Aneel, o principal motivo para o reajuste negativo foi a redução do custo com a compra de energia depois da interligação com o sistema nacional.
Ao todo, 187 mil residências serão beneficiadas com o reajuste negativo que também será aplicado em outros percentuais para empresas e repartições públicas, podendo chegar a 10,75%.
Os consumidores são divididos entre residencial, rural, comercial, industrial e poder público. O reajuste também levou em consideração o custo de vida na região.
A notícia vem no momento em que a CEA enfrenta um grave desgaste diante da opinião pública com a cobrança retroativa de dias de consumo por causa da mudança no sistema de cobrança. Em novembro, os valores estão sendo cobrados em até duas faturas mensais.