CÁSSIA LIMA
O Tribunal Regional Eleitoral informa que o prazo para a retirada do título de eleitor entre jovens de 16 e 17 anos encerra dia 4 de maio. A data é para aqueles cidadãos que pretendem votar nas eleições municipais de 2016 e também para aqueles que buscam transferência de município.
O alistamento eleitoral é obrigatório para maiores de 18 anos e opcional para os analfabetos e os maiores de 70 anos. E também para os Jovens a partir de 16 anos.
Nesta semana quase não se viu filas no cartório. Segundo TRE, elas costumam aparecer no prazo final para o alistamento eleitoral e transferência, que termina em 4 de maio.
Para os jovens que pretendem tirar o título de eleitor pela primeira vez é necessário levar documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de quitação militar para os homens.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte não são aceitos para a inscrição eleitoral.
Transferência
Para mudar de domicílio eleitoral o eleitor deve levar o título, comprovantes de votação ou de justificativa das eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.
Para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida, basta solicitar sua transferência para uma seção eleitoral especial.