CÁSSIA LIMA
Moradores do Distrito do Coração receberam na manhã deste sábado, 19, diversos serviços comunitários na Escola Municipal de Ensino Fundamental Goiás.
A atividade, denominada Direito em Ação, foi realizada por 120 alunos dos cursos de direito, enfermagem e odontologia da Faculdade de Macapá (Fama).
A comunidade recebeu serviços de assessoria jurídica, teste de glicemia, odontologia, emissão de identidade, limpeza de pele e sobrancelha, oficina de corte e costura, crochê e palestras sobre caramujo africano, drogas e violência no transito.
“Ações como essa são difíceis aqui na comunidade. Eu cheguei umas 9 horas e já tirei cartão do SUS, fiz aplicação de flúor e to tirando a sobrancelha. É um dia de beleza”, disse animada a jovem, Fernanda Barbosa Lima, de 17 anos.
Muitas crianças e adultos compareceram na ação para tirar documentos, fazer aplicação de flúor, aprender crochê e assistir as palestras, mas os serviços mais procurados foram os de saúde.
Os irmãos Raimundo Nonato, de 19 anos, e Jordeni Silva dos Santos, de 21 anos, chegaram cedo para uma lista de atividades.
“Eu vim tirar a segunda via da minha identidade, fazer aplicação de flúor, limpar a pele e fazer sobrancelha. Essa ação é ótima porque somos atendidos bem e rápido”, disse Jordeni.
“Eu já tirei cartão do SUS e fiz pela primeira vez aplicação de flúor. Fui bem atendido, é uma sensação boa e queria ter mais vezes”, comentou Raimundo.
Outro serviço bastante procurado foi a assessoria jurídica, onde acadêmicos do curso de direito da faculdade orientaram os moradores sobre vários assuntos. Especialmente pensão alimentícia, certidão de nascimento e reconhecimento de paternidade.
“Essa escola é reconhecida pelo melhor índice de adimplência dos alunos. Aqui o número de faltas é 0%. Então decidimos contemplar a escola com a ação. A aceitação está ótima e já fomos até convidados para voltarmos no próximo ano e fazer uma nova ação. Hoje ainda temos o sorteio de 10 cestas básicas”, explicou a coordenadora do Direito em Ação, Jemily Aragão.
A ação continua até 13h deste sábado. A expectativa da organização e atender mais de 200 pessoas.