De Santana, FERNANDO SANTOS
Os primeiros passos de um projeto social dedicado para crianças do município de Santana foram dados neste fim de semana. Uma aula inaugural marcou o primeiro encontro do “Resgate Mirim”.
A iniciativa é educativa e filantrópica, e tem a intenção de prevenir o uso de drogas e o abuso sexual infanto-juvenil. Serão beneficiadas 65 crianças com dedicação exclusiva de profissionais voluntários que irão oferecer oficinas de balé, judô, capoeira, futebol, leitura, entre outras aulas.
Ele é uma extensão de “O Resgate”, projeto que trabalha com jovens de Santana, que também busca prevenção de uso de drogas desde julho de 2014. A ideia de realizar os dois projetos partiu da conselheira tutelar Maria Nogueira, que conta com apoio da Promotoria da Infância e Juventude e do Conselho Tutelar.
“Nós fizemos um grande encontro durante o fim de semana, com os pais das crianças e adolescentes que farão parte do projeto. Todos eles foram selecionados em escolas públicas da cidade, a maioria é carente”, informou Maria Nogueira, idealizadora do projeto.
De acordo com dados do Conselho Tutelar de Santana, semanalmente, são registrado de 1 a 3 casos de abuso sexual de crianças. Os números de crianças ou adolescentes, que usam drogas na cidade, estão entre 1 a 3 casos por dia.
“Ficamos preocupados. O uso de drogas e abuso sexual de crianças cresce a cada dia em Santana. Por isso, através desse projeto, vamos trabalhar a prevenção dessa problemática. Além disso, vamos garantir a fortificação de laços familiares e muita diversão aos integrantes”, ressaltou a idealizadora.
“Estou feliz por meu filho fazer parte do projeto. Pelo menos ele não ficará ocioso”, diz Izomar dos Santos, mãe de aluno.
A entrega de uniformes está marcada para o dia 23 de dezembro. A aula inaugural deve acontecer no dia 08 de janeiro, com encontros aos domingos.
Para você que deseja ajudar o projeto ou ser parceiro, como voluntário, basta ligar e buscar informações pelo telefone: (96) 99109-6113.