CÁSSIA LIMA
A Prefeitura de Macapá iniciou nesta quinta-feira, 19, a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro dos Congós, na zona sul de Macapá. Para evitar a paralisação de todo o atendimento da UBSl, alguns serviços serão mantidos em uma parte isolada dos trabalhos.
Essa é a primeira obra que o espaço recebe em mais de 15 anos de funcionamento. Toda a reforma está orçada em R$ 324 mil, provenientes de uma emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues (REDE).
“Essa será a primeira reforma de UBS de 2017, mas a 28ª de uma série de reformas nas unidades de saúde. Como a demanda é grande vamos manter alguns serviços e levar outros para o Centro Comunitário do bairro”, explicou a secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli.
Uma parte da UBS deve continuar com os exames e consultas ginecológicas, pediátricas e coleta de PCCU. Já as equipes do programa Saúde da Família, juntamente com os servidores vão atender a comunidade no Centro Comunitário dos Congós.
“Pedimos para a comunidade que quando precise usar serviços de curativo e ultrassonografia, procure as USBs mais próximas, como a do Muca, Nova Esperança e Buritizal. No momento isso é um desconforto necessário”, ressaltou a secretária.
Os trabalhos de reforma serão executados por bloco para que o atendimento não pare. Serão feitos serviços de substituição das partes elétrica e hidráulica, revestimento, climatização do espaço, dentre outros.
A previsão é que a obra seja finalizada e entregue no prazo de 120 dias. Em seguida, a UBS Lélio Silva, no Bairro do Buritizal, também passará por reformas.