O domingo, 15, teve fuga em massa no Iapen. Todos os fugitivos cumpriam pena no pavilhão F3, e aproveitaram o momento de visita das famílias para quebrar o muro e fugir em direção ao Marabaixo 3. Apesar da reação da guarda externa feita pela PM, que efetuou muitos disparos, pelo menos 27 detentos escaparam e outros foram impedidos à bala.
A fuga ocorreu por volta de 16h30. A penitenciária estava cheia de visitantes, a maioria mães, esposas e filhos. O F3 fica no fundo do presídio, local reservado apenas aos criminosos que já possuem condenação pela Justiça.
A visita foi suspensa e os parentes retirados do interior do Iapen. “Mandaram os detentos tirarem a roupa e se ajoelhar. Agora não dão nenhuma informação pra gente”, protestou Emiliana Martins, esposa de um detento que cumpre pena de 4 anos por furto.
A todo o momento chegavam reforços da PM e da Polícia Civil para auxiliar nas buscas, ao mesmo tempo em que ambulâncias do Samu saiam da penitenciária com os detentos que foram alvejados e não conseguiram fugir.
Buscas
Os bandidos se embrenharam numa extensa área de mata atrás da penitenciária, que dá acesso ao bairro Marabaixo 3. Dois detentos foram recapturados na Rua 17 do Marabaixo 3, depois que moradores relataram ao Ciodes que suspeitos estavam pulando muros e cercas, com pouca roupa e sujos de lama.
As buscas se prolongaram até à noite com a ajuda de cães farejadores. Até às 19hs, cinco detentos tinham sido atendidos com ferimentos à bala, mas nenhum corria risco de morte.