Pini é a 1ª mulher a assumir o Tribunal de Justiça

Compartilhamentos

A desembargadora Sueli Pini foi eleita presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) na manhã desta quarta-feira, 3, em uma sessão administrativa . Ela recebeu oito dos nove votos possíveis e vai substituir o desembargador Luiz Carlos Gomes no biênio 2015/2017. Na votação, ainda foram escolhidos o desembargador Raimundo Vales como vice-presidente e o desembargador Carmo Antônio como corregedor-geral do Tjap. Com esse resultado, é a primeira vez que a cadeira mais importante do Judiciário amapaense será ocupado por uma mulher.

Pleno do Tribunal de Justiça do Amapá

Pleno do Tribunal de Justiça do Amapá, sem o desembargador Brahúna

A desembargadora Sueli Pini tem 23 anos de trabalho na Justiça amapaense. Para ela, a eleição é resultado da confiança e reconhecimento do seu trabalho  no Poder Judiciário. “Este é o ápice de uma mulher na Justiça do Amapá. Eu construí um trabalho para a população e prometo dirigir o Tribunal com responsabilidade”, garantiu a presidente eleita, que deve assumir o cargo no dia 05 de março de 2015.

Carlos tork e Stella Ramos participarão do processo de sucessão no TRE

Carlos tork e Stella Ramos participarão do processo de sucessão no TRE

O desembargador Constantino Brahúna não participou do processo. Ele continua afastado por decisão do Conselho Nacional de Justiça e já recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF). Quando foi afastado, há duas semanas, o desembargador disse que a decisão foi motivada por uma armação política arquitetada para tirá-lo da sucessão do tribunal.

A eleição ocorreu em votação sigilosa no plenário do Tjap. Segundo os desembargadores, o processo eleitoral ocorreu de forma tranquila e jurisdicional. De acordo com o vice-presidente eleito, desembargador Raimundo Vales, o foco é atuar de forma jurisdicional. “É com muito prazer e satisfação que aceitei essa missão. Vou trabalhar para o povo e continuar o ótimo trabalho realizado por esta instituição”.

Os desembargadores Carlos Tork e Stella Ramos abriram mão da disputa pela presidência do Tjap. Os dois foram indicados para disputar a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Não foi informado quando este processo ocorrerá.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!