Qualidade de vida: Orla de Macapá, o templo da vida saudável

Compartilhamentos

André Silva –

A orla de Macapá se transformou nos últimos anos num verdadeiro centro de atividades físicas, um templo para quem procura a vida saudável. A brisa do Rio Amazonas e o cenário são os maiores atrativos. Além da caminhada tradicional, o espaço deu lugar a profissionais que enxergaram nessa preocupação das pessoas um novo nicho, e passaram a oferecer orientação usando diversas modalidades esportivas que buscam melhorar o condicionamento físico das pessoas. 

Quem frequenta o local costuma dizer que a orla é o local onde os macapaenses se encontram hoje. Os antigos locais de encontro das pessoas em Macapá como shoppings e cinema, ficaram de lado. Hoje o point é a orla.

“Aqui todo mundo se encontra. Tem gente de toda a cidade. Tem o pobre e o rico, o professor e o aluno, colegas de trabalho ou de faculdade, e até amantes se encontram por aqui para fazer aquela caminhada de mãos dadas”, comentou a estudante Nelma Miranda, que faz caminhada três vezes por semana na orla. “Todos os dias eu encontro pessoas conhecidas por aqui, além de fazer novas amizades”, destacou.

Nadiane e Adenilson caminham juntos todos os dias na orla. Fotos: André Silva

Nadiane e Adenilson caminham juntos todos os dias na orla. Fotos: André Silva

O casal Nadiane e Adenilson caminha todos os dias. Os dois dizem que caminhar em frente ao maior rio do mundo é um privilégio para poucos. “Eu faço malhação e a caminhada é um complemento prazeroso com essa brisa do Rio Amazonas”, enfatiza Nadiane. “Eu também malhava, mas devido a um acidente tive que recomeçar caminhando aos poucos. E com a caminhada aqui na orla eu melhorei mais rápido”, complementa Adenilson.

Modalidades

E para quem não fica satisfeito apenas com a caminhada, a orla oferece outras modalidades esportivas. Uma delas é o Crossfit, programa de treinamento de força  e condicionamento, que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica possível para qualquer tipo de pessoa, independente de idade ou nível físico. Os adeptos dizem que é um programa de condicionamento físico completo.

O professor de educação física e instrutor, Actus Araújo, explica que essa modalidade esportiva é muito usada em academias de polícia, como a Swat e até a na Marinha dos Estados Unidos. As aulas acontecem todos os dias no Parque do Forte.

Um circuito de crossfit foi montado no Parque do Forte e já tem vários adeptos

Um circuito de Crossfit foi montado no Parque do Forte e já tem vários adeptos

Outra opção são as aulas de treinamento funcional. Uma modalidade específica de treinamento que utiliza movimentos que a gente deixou de fazer do modo correto como, agachar, engatinhar e se abaixar. O objetivo maior é o condicionamento físico e a perda de peso.

“Aqui nós temos alunos que perderam peso, outros que deixaram de tomar remédios antidepressivos, enfim, todas as pessoas que participam do treino, têm uma boa resposta em nível de saúde”, comenta o professor de Educação Física, Igor Ferreira.

O treinamento funcional já ajudou muitas pessoas a largarem os antidepressivos

O treinamento funcional já ajudou muitas pessoas a largarem os antidepressivos

Para os jovens que gostam de atividades mais radicais, uma atividade em mexido muito com a cabeça deles. Trata-se do slackline, modalidade onde o praticante usa uma fita presa em duas extremidades como se fosse uma corda bamba. Nela, os atletas fazem manobras de puro equilíbrio e ousadia.

O instrutor, Kenzo Deleon diz que essa prática já é considerada um esporte. Segundo ele, já existem até campeonatos pelo mundo. “Aqui nos fizemos alguns eventos, mas nada profissional”, afirmou.

Para os jovens, mais radicais, a pedida é o slakline

Para os jovens, mais radicais, a pedida é o slackline

Agora, se o corpo ficar meio dolorido com as atividades, a orla também tem a solução. É só dar uma passadinha na barraca da dona Valbene Rebouças. Ela é massoterapeuta e tá por lá todos os dias. As sessões custam R$ 10,00. Vale a pena.

????????????????????????????????????

A vida saudável na orla não se limita mais às tradicionais caminhadas

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!