GEA propõe parcelar pagamento do ‘Renda Para Viver Melhor’

Proposta prevê parcelamento em 15 parcelas. Salários estão atrasados há seis meses
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Pela primeira vez durante seis meses de atraso do programa social ‘Renda Para Viver Melhor’, o governo do Estado propôs uma negociação do pagamento do beneficio na manhã desta segunda-feira, 6. A proposta ocorreu durante reunião mediada pelo Núcleo de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap). Os beneficiários devem decidir se aceitam ou não a proposta nos próximos dias.

A proposta do governo tem como base a Ação Civil Pública, ajuizada na 2ª Vara Cível de Macapá, pelo Ministério Público, que determina que o estado pague os salários atrasados em até 30 dias. Mas, com a justificativa de queda na arrecadação, o governo propôs que os seis meses sejam pagos em 15 parcelas a partir de julho.

Reunião foi as portas fechadas em gabinete do Tjap

Reunião foi as portas fechadas em gabinete do Tjap

“O Ministério Público já determinou o prazo, o governo tem que cumprir. Existem famílias que dependem desse pagamento. Vamos reunir todos e decidir se aceitamos ou não. O grande medo é saber se o estado vai cumprir o acordo”, indagou Maria Benedita Dias, membro da comissão de beneficiários.

Enquanto ocorria a reunião, um número grande de beneficiários em protesto bloqueou a Rua General Rondon, no perímetro em frente ao Palácio do Setentrião. Eles esperavam notícias da reunião e gritavam palavras de ordem.

Joaquina Miranda. Fotos: Cássia Lima

Joaquina Miranda, beneficiária do Renda: “esse dinheiro acaba ajudando na alimentação dos nossos cinco filhos”. Fotos: Cássia Lima

“Eu e meu marido estamos desempregados e esse dinheiro acaba ajudando na alimentação dos nossos cinco filhos. Já procuramos emprego, mas com a crise, ninguém quer gastos. Precisamos do ‘Renda’ pra comer e viver”, disse a desempregada Joaquina Miranda, de 44 anos.

A reunião aconteceu a portas fechadas, no gabinete do Tribunal de Justiça com representantes do governo e Tjap, além da comissão de beneficiários e advogados. Para o vereador Washington Picanço, advogado dos beneficiários do programa, houve um avanço no diálogo com o governo.

Beneficiários ouvindo o resultado da reunião

Vereador Washington Picanço anunciando o resultado da reunião

“Em meses de reivindicações e reclamações, hoje foi a primeira vez que o Estado mandou representantes que fizeram propostas concretas desse pagamento. Nós compreendemos que o ‘Renda’ gera uma folha de R$ 5 milhões mensais, mas é evidente que essas famílias precisam desse dinheiro pra viver”, destacou.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!