Cuidador de idosos, uma profissão em alta

Média salarial para um cargo de cuidador de idosos é de R$ 1.240. No Amapá, mercado é carente de profissionais qualificados
Compartilhamentos

VALDEÍ BALIEIRO

De acordo com o último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6% da população amapaense é formada por pessoas acima de 60 anos, isso representa cerca de 45 mil idosos. Em um estado com um número de idosos cada vez maior, uma ocupação se faz cada vez mais necessária: o cuidador.

O Ministério da Saúde (MS) lançou, em 2010, um Guia do Cuidador do Idoso, que traz noções práticas para profissionais e leigos. Ele está disponível também na internet. O MS tem ainda uma página no site dedicado aos cuidadores.

Profissional pode trabalhar em abrigos, hospitais ou como acompanhantes, por exemplo

Profissional pode trabalhar em abrigos, hospitais ou como acompanhantes, por exemplo

A realidade amapaense também é acompanhada de perto pelo Núcleo BM Educacional, que nesse mês de julho oferta o curso profissionalizante de cuidador de idosos. A ocupação é reconhecida pelo Ministério do Trabalho por meio da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). 

De acordo com a Pesquisa Salarial da Catho Online, a média salarial para um cargo de cuidador de idosos no Brasil é de R$ 1.240.

Enfermeiro Junior Marques, coordenador do curso: "No Amapá é grande a carência desse tipo de profissional". Foto: Valdeí Balieiro

Enfermeiro Júnior Marques, coordenador do curso: “No Amapá é grande a carência desse tipo de profissional”. Foto: Valdeí Balieiro

“No Amapá é grande a carência desse tipo de profissional.  Uma vez qualificada, a pessoa pode trabalhar na residência, em abrigos de idosos, hospitais ou como acompanhantes, por exemplo”, comentou o enfermeiro Júnior Marques, coordenador do curso.

O curso vai preparar os cuidadores para administração de medicamentos, prevenção de acidentes domésticos, diagnósticos de dificuldades e promoção da inserção social do idoso. O curso, que tem carga horária de 80 horas, é aberto a todos os interessados que sejam maiores de 18 anos e tenham ensino fundamental completo.

“Este profissional precisa estar atento a todas as necessidades da pessoa e da sua família. Ele é o responsável direto pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer do assistido. Por isso, é importante que tenham uma boa preparação profissional”, ressaltou Junior.

Serviço
Curso Profissionalizante Cuidador de Idosos
Núcleo BM Educacional
Informações: (96) 9144-7767

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!