Zamin: Comitiva do AP pede que Reino Unido interfira na crise

Anglo Ferrous e Zamim são apontadas como responsável pela maior crise do setor mineral do Estado
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Uma comitiva do Amapá pediu oficialmente ao governo do Reino Unido que interfira na crise gerada por duas mineradoras britânicas que operavam no Estado, a Zamin e a Anglo Ferrous. Foi durante audiência em Brasília na última quarta-feira, 22, na Embaixada do Reino Unido.

A comitiva era formada pelos senadores Randolfe Rodrigues (REDEP) e Davi Alcolumbre (DEM-AP); prefeito de Serra do Navio, Elson Belo,  o procurador-geral de Justiça do Amapá, Roberto Álvares, a coordenadora do Meio Ambiente do Ministério Público do Amapá, Ivana Cei, os promotores Marcelo Moreira, Adilson Garcia e Weber Penafort, e o representante da OAB/ AP, Galliano Cei.

O encontro foi com embaixador do Reino Unido, Wasim Mir. A comitiva deixou claro que as duas mineradoras abriram uma crise sem precedentes no setor, gerando falências de empresas e endividamento de trabalhadores.  

A Zamin sucedeu a Anglo Ferrous em abril de 2014, e logo no início da operação ocorreu o desabamento do porto de minério no município de Santana matando operários.

Delegação do Amapá que tratou do assunto em frente à embaixada. Foto: divulgação

Delegação do Amapá que tratou do assunto em frente à embaixada. Foto: divulgação

Depois do acidente, a Zamin suspendeu suas atividades alegando que não havia mais onde estoque o minério de ferro. Mais de dois mil trabalhadores foram demitidos e várias empresas quebraram, acumulando milhões de reais em dívidas. Isso sem falar do sucateamento da Estrada de Ferro do Amapá.

O embaixador afirmou ter entendido a gravidade do assunto, ressaltando o quanto a situação “é difícil para o Amapá”.

Wasmim Mir se comprometeu em entrar em contato com os representantes das empresas britânicas e com o representante da sede do escritório de relações exteriores (o “Itamaraty britânico”) para buscar soluções.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!