Com risco de greve e falta de dinheiro, futuro da Unifap preocupa estudantes

Cortes no orçamento, possibilidade de paralisação da instituição e uma possível greve geram incertezas entre os alunos
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Alunos da Universidade Federal do Amapá (Unifap) estão inseguros quanto ao futuro da instituição. Os cortes anunciados pelo governo federal e a possibilidade de uma nova greve de professores tornaram incerta a conclusão  dos cursos e colocou em dúvida a continuidade das aulas para o próximo semestre. 

A representante do Centro Acadêmico de Jornalismo, Izabele Pereira, de 19 anos, diz que a notícia caiu como uma bomba no meio dos estudantes. Para ela, mais uma paralisação poderia prejudicar o término dos cursos.

Ela lembra que muitos estudantes estão se formando apenas neste ano em função de outros movimentos grevistas. 
“Fica a incerteza de quando a gente vai se formar. Tem gente da turma de 2011 do curso de jornalismo, que só está se formando esse ano por conta dessas paralisações”, protestou a estudante. 

Professores da Unifap já falam em mais uma greve

Os problemas dentro da universidade são visíveis e vêm acontecendo há bastante tempo. Bebedouros sem água, aparelhos de ar condicionado queimados, banheiros sem papel higiênico e água são algumas dificuldades enfrentadas diariamente.
“Quem já estava a um passo para sair da universidade vai ter que esperar o desenrolar de tudo isso. As regalias dos políticos, que eram pra ser cortadas não são, e a educação que é uma área fundamental para o país recebe esses cortes”, protestou Valdeí Balieiro, ele está no penúltimo semestre do curso de jornalismo. 
A Unifap tinha um orçamento de R$ 167 milhões para 2017, que já era 13% menor que em 2016. O Ministério da Educação já anunciou que não irá repassar todos os recursos deste ano, e a garfada maior foi justamente na verba de custeio. Outras 61 universidades passam pela mesma situação. 

Valdeí Balieiro: regalias dos políticos não sofrem cortes. Fotos: André Silva

A reitora Eliani Superti declarou no início deste mês que o segundo semestre, atrasado por conta das últimas paralisações, pode ser seriamente comprometido com possibilidade de mais uma paralisação por problemas financeiros. Os professores também já falam em uma nova greve. O horizonte é obscuro para a Unifap.
Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!