Garimpo do Lourenço: desvio para canal começa a ser construído

Medida é recomendação da ANM para evitar rompimento de barragem
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Os trabalhos iniciaram no garimpo do Lourenço, no município de Calçoene, distante 374 quilômetros de Macapá, para a criação do desvio para um canal, com o objetivo de diminuir a pressão da água e evitar o rompimento da barragem.

A Cooperativa dos Garimpeiros do Lourenço (Coogal) é a responsável pelo serviço e é monitorada por uma força-tarefa federal e estadual montada nos últimos dias para evitar um possível desastre na região.

A criação do desvio foi uma das medidas apontadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM) que notificou a cooperativa responsável pela barragem que corre risco de desabamento. Às proximidades da borda, foi instalada uma régua para monitoramento do nível da água.

A força-tarefa é composta por integrantes da Defesa Civil do Estado, ANM, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), Instituto Brasileiro e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar.

O tenente-coronel BM Medeiros, coordenador da comitiva, informa que os serviços estão ocorrendo dentro dos prazos, conforme a notificação. A próxima etapa será o reforço na base da barragem com blocos de rocha. E a última fase será a reconstrução.

Foto de capa: Defesa Civil

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!