Laboratório do Amapá ganha Certificado Nacional de Excelência

Programa Nacional de Controle de Qualidade avalia laboratórios em todo o país
Compartilhamentos

INFORME PUBLICITÁRIO

O laboratório da Clínica Promed recebeu pelo 4º ano consecutivo o certificado de excelência, concedido pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ). O laboratório consagra-se como poucos no Estado a receber essa certificação.

Na prática, o PNCQ contrata uma empresa para avaliar a eficiência dos resultados de exames de laboratórios espalhados em todo o Brasil. A empresa, por sua vez, envia amostra de materiais chamadas de ‘amostras controle’, que são amostras de bioquímica, como: colesterol, triglicerídeos, glicose e exames imunológicos, como os de HIV, Beta HCG e outros. O objetivo é que o laboratório faça a análise desse material utilizando seus aparelhos.

Amostras de vários exames foram enviadas para avaliação

Clínica fica na Avenida FAB, no Centro de Macapá

Os resultados então são enviados ao PNCQ, que mede a eficiência e atribui notas que podem variar de bom, regular, ótimo a excelente. Os laboratórios analisados pelo programa são avaliados no período de um ano. Através da avaliação, ele emite o certificado dizendo em que padrão o laboratório se encontra.

“Temos até o quinto dia útil de cada mês para enviar os resultados, e, dentro do prazo de quatro dias da postagem, eles fazem uma análise do nosso resultado dizendo se os testes estão dentro ou fora, ou em conformidade ou não. Aí eles avaliam a precisão e exatidão dos nossos testes”, explicou Roberta Moreira, biomédica responsável pelo laboratório.

Qualidade dos exames rendeu nota máxima

A Clínica Promed está localizada na Avenida FAB, 1907, no Centro de Macapá, e funciona de segunda a sábado, em horário comercial.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!