Lei de informática e Indústria 4.0 são temas de seminário em Macapá

Atração de investimento em pesquisa, desenvolvimento e "quarta revolução industrial" são assuntos previstos na programação
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Iniciou nesta quinta-feira (8), no Museu Sacaca, em Macapá, o seminário “A Inserção do Amapá na Lei de Informática e a Indústria 4.0”. O evento terá duração de dois dias e tem como objetivo inserir o Estado na Lei de Informática da Zona Franca de Manaus (ZFM), que prevê, entre outros benefícios, investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

De acordo com a organização, o seminário servirá também para introduzir na cultura econômica amapaense o mais moderno conceito de produção industrial de manufaturas, a Indústria 4.0. Participam da programação industriários, pesquisadores, acadêmicos de cursos tecnológicos, técnicos de governo, entre outros profissionais.

O encontro é uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Lei de Informática

A Lei de Informática da ZFM prevê a isenção de impostos para empresas que produzem bens de informática instalada naquele polo industrial. Em contrapartida aos incentivos, essas indústrias têm que investir parte do faturamento em um ecossistema de pesquisa e desenvolvimento. Esse ecossistema é formado pelos institutos de ciência e tecnologia credenciados no Comitê de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (Capda).

Os institutos podem arrecadar recursos para desenvolver projetos. O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), por exemplo, poderá se credenciar no Capda e pleitear recursos da Lei de Informática através dos programas prioritários do comitê.

Indústria 4.0

O conceito ainda é novo, mas bastante difundido na indústria dos países de primeiro mundo. Também chamada de 4ª Revolução Industrial, a Indústria 4.0 nasceu de uma estratégia de inovações tecnológicas apresentadas em 2011 pelo Governo da Alemanha.

A proposta é a conexão de máquinas, sistemas automatizados e softwares, por toda a cadeia produtiva de uma determinada manufatura – desde o processo de extração de matéria-prima até a fabricação do produto final. Isto significa que as empresas devem criar redes inteligentes ao longo de determinada cadeia produtiva para controlar os módulos da produção de forma autônoma e customizada.

Para isso, é necessária tecnologia de ponta, inovações nos campos de automação, controle e tecnologia da informação, para serem aplicados nos processos de manufatura.

 

Programação

1º Dia: 8 de fevereiro

Local: Museu Sacaca;

9h30 – Abertura;

10h30 – Palestra 1: Ações para a Indústria 4.0. Palestrante: Rafael Moreira, assessor especial do Ministério do Desenvolvimento da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC)

11h – Palestra 2: Desenvolvimento Regional para o Amapá através da Lei de Informática Palestrante: Marcelo Pereira, superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa;

14h30 – Palestra: Normas e procedimentos para a inclusão do Amapá no Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (CAPDA). Palestrante: Marcelo Pereira, superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa;

15h30 – Palestra: A importância do Setor de Software para a Indústria 4.0. Palestrante: Rafael Moreira, assessor especial do MDIC.

2º Dia: 9 de fevereiro

Local: Secretaria de Estado do Planejamento;

9h – Palestra: Ações conjuntas para o Governo e o desenvolvimento econômico através da Indústria 4.0.

9h – Reunião com empresários do ramo das indústrias

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!