Lixo acumulado impede passagem da água da chuva em área de ressaca

Moradores dizem que carro coletor não está passando na região.
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Uma área de ressaca no bairro Buritizal, zona sul de Macapá, está tomada por lixo. Os moradores dizem que há muito tempo o carro coletor não passa no local. A quantidade de lixo está impedindo a passagem da água da chuva.

Segundo Maria Trindade, de 70 anos, que mora no local há quase trinta anos, há tempos que a coleta de lixo não é feita na região. Ela reclama do mau cheiro e da sujeira, que atrai mosquitos, diz.

“Antigamente, o carrinho passava aqui na ponte, mas, agora, não passa mais. Desde que a ponte esculhambou, eles deixaram de passar. Agora, a ponte está boa e eles já podem entrar”, falou a idosa.

Lixos acumulam no lago que passa embaixo das casas Foto: André Silva

Ela disse também que a sujeira é provocada por muitos moradores, segundo ela, inconscientes, que, ao invés de levarem o lixo para o início da rua, para quando o lixeiro passar, jogam dentro do lago.

Maria Trindade diz que moradores também fazem sujeira no local Foto: André Silva

“Queria que eles mandassem coletar esse lixo aqui na ponte, para ver se essas pessoas que jogam o lixo no lago criam consciência de botar seus lixos em sacolas, e coloquem na frente de suas casas, e não joguem o lixo no lago”, aconselhou.

Sujeira toma conta de toda a região Foto: André Silva

Tereza Soares, de 65 anos, também é moradora antiga do local. Ela conta que duas casas foram retiradas da região pela prefeitura de Macapá, que justificou a ação como parte de um plano para a abertura de um canal que facilitará o escoamento da água.

“Tiraram os moradores e disseram que iam limpar o canal e nunca limparam. Aqui tem tanto carapanã que a gente não consegue nem dormir”, queixou-se a idosa.   

Tereza Soares reclama da sujeira Foto: André Silva

A Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) informou que a coleta de lixo domiciliar está regular na passarela, e que o excesso de lixo na área não é por falta de coleta. O órgão pediu à população para que ajude, colocando o lixo para fora de casa nos dias da coleta, que são segunda, quarta e sexta-feira. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!