Brigada no Amapá terá cinco mil soldados

22ª Brigada vai comandar batalhões no Amapá, Pará e Maranhão.
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Quase cinco mil soldados estarão no Amapá até o fim da implantação da 22ª Brigada de Infantaria do Exército Brasileiro no estado. O anúncio foi feito pela corporação durante um evento promovido pela Associação Comercial e Industrial do Amapá (Acia), na tarde desta quinta-feira (22), na sede da brigada, no Bairro Alvorada, zona oeste de Macapá.

A brigada é uma grande unidade militar que engloba e coordena outros batalhões. No caso da 22ª, estarão sob o seu comando o 34º Batalhão de Infantaria e Selva (BIS) em Macapá, o 2º BIS em Belém, no Pará, e o 24º BIS em São Luís, no Maranhão.

Evento nesta quinta-feira reuniu brigadistas e entidades do comércio Foto: André Silva

A 22ª Brigada está sendo construída desde 2014, atrás do 34ª BIS, e foi implantada oficialmente em 26 de janeiro de 2018. No local, há uma grande movimentação de máquinas e homens que trabalham na conclusão de toda a estrutura do quartel general da brigada. Já foram construídos prédios residenciais que já estão abrigando alguns soldados e casas oficiais.

Segundo o Exército, os principais objetivos da instalação da unidade no Amapá, são aumentar a presença política e militar na Amazônia Oriental, facilitar a cooperação com países vizinhos como a Guiana Francesa e o Suriname e reforçar os efetivos militares na foz do rio Amazonas.

Área onde está sendo construída a 22ª Brigada Foto: André Silva

“Até o final da implantação, serão em torno de 5 mil homens em toda a brigada, sendo que em Macapá serão em torno de 3 mil. Os oficiais e sargentos são de vários lugares do Brasil”, falou o general Viana Filho.

General Viana Filho, da brigada Foto: André Silva

Além da Acia, outras entidades do comércio e do sistema ‘S’ estiveram no evento. Jaime Nunes, presidente da associação, disse que o objetivo é conhecer de perto as atividades e o projeto de instalação da brigada.

“Queremos saber quais os benefícios diretos e indiretos que serão trazidos, tanto para a comunidade amapaense quanto para o estado, que é um estado de fronteira, e também para os negócios que estão no Amapá”, falou Nunes.

Presidente da Acia, empresário Jaime Nunes Foto: André Silva

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!