Revitalizado, Museu Sacaca ganha memorial

Espaço foi inaugurado nesta quinta-feira, com a presença de autoridades locais.
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

O Museu Sacaca inaugurou nesta quinta-feira (22), o Memorial Sacaca. O espaço é voltado para a vida e obra do curandeiro Raimundo Santos Souza, que dá nome ao museu. Além da revitalização, houve o lançamento de uma campanha de valorização com a frase “Vem pro Museu. Valorize o que é nosso”.

A programação iniciou com a campanha e um café da manhã, com a presença do governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), e gestores. O Memorial Sacaca está localizado bem na entrada do museu e possui fotos, livros, anotações, vestimentas e outros objetos pessoais do curandeiro.

Museu a céu aberto foi todo revitalizado Foto: Cássia Lima

“Agora, as pessoas terão a oportunidade de visitar o museu revitalizado, conhecer a história de vida do mestre Sacaca e participar de diversas exposições. Queremos ocupar cada vez mais esse espaço”, disse o diretor do Iepa, que administra o museu, Jorge Souza.

Governador Waldez Góes e o diretor do museu, Jorge Sousa, na cerimônia de inauguração Foto: Cássia Lima

Familiares do Sacaca receberam as homenagens com alegria. Para o filho do curandeiro, Raimundo do Sacaca, o memorial é um resgate da vida do pai.

“Esse memorial resgata a história de vida do meu pai, dos produtos dele retirados da floresta e do conhecimento que ele acumulou durante a vida. Até então, não tinha literatura dele no Amapá, e agora tem”, disse.

Raimundo do Sacaca, filho do curandeiro homenageado Foto: Cássia Lima

Na cerimônia foi lançada a campanha de valorização e ocupação do museu. A proposta é chamar o público para as programações realizadas semanalmente no espaço, além de estimular as visitações e parcerias com as instituições de ensino.

“Esse evento é uma valorização da vida do campo, da floresta e da Amazônia. Estamos fomentando nossa cultura e vivendo o que o Sacaca nos ensinou, que dá para viver com as coisas da floresta”, frisou o governador Waldez Goés.

Fotos, livros, anotações e vestimentas do Sacaca estão em exposição Foto: Reprodução

O Museu Sacaca tem uma área de 20 mil metros quadrados e possui exposições permanentes de habitações indígenas e ribeirinhas, plantas medicinais, peças arqueológicas, animais, assim como, possui auditório, memorial e lanchonete.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!