Moradores improvisam ponte para atravessar rua alagada

Com as chuvas, água chega a cobrir os poços das residências no Marabaixo IV
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Moradores da Comunidade Piçarreira, localizada no bairro Marabaixo 4, zona oeste de Macapá, improvisaram uma ponte em madeira para ter acesso às casas. Segundo eles, sempre que chove, a rua onde moram vai para o fundo e vira um lago. A água chega a cobrir os poços das residências. A população diz que o problema é antigo e que muitas pessoas já tiveram que abandonar o local.

A região em questão serviu, por muitos anos, como ponto de extração de aterro e piçarra. A área foi tão explorada, que, no lugar do aterro, o que restou foi um imenso buraco que no inverno enche de água. Muitas famílias já abandonaram suas casas por causa do problema. O ponto mais crítico fica na Travessa Manuel José.

Moradores atravessam lago para chegar às suas casas Foto: André Silva

Geisa Miranda, de 26 anos, diz que precisa improvisar para não perder o terreno onde mora. O marido dela construiu uma ponte em madeira para que tenham acesso à casa sem precisar colocar os pés na água. No imóvel, moram ela, o marido e dois filhos. Miranda disse que comprou a residência sem saber do problema.

“A gente não sabia que quando chegava o inverno ficava nessa situação. Nós compramos no verão, mês de novembro. Este ano, decidimos fazer a ponte por causa das crianças que têm que ir para a escola e, nós, para o trabalho”, contou Geisa.

Até os poços ficam cobertos quando chove Foto: André Silva

Segundo ela, a família investiu R$ 300 na compra de madeiras para construir a passarela. O vizinho de Geisa, segundo ela, não suportou a situação e mudou-se. (veja vídeo)

O padeiro Marcio Ailton, de 33 anos, tem uma casa na travessa onde mora com a mulher e filhos. A ponte não dá acesso para a casa dele. Para chegar à residência, ele precisa andar dois quarteirões passando por várias ruas até chegar próximo ao imóvel, onde precisa tirar os sapatos para atravessar o lago e chegar à casa. Há seis anos ele vive a mesma situação.

Para chegar em casa. morador enfrenta lamaçal Foto: André Silva

“Todos os anos a gente pede solução para esse problema, principalmente, por causa das nossas crianças. Muitos poços inundam aqui e ficam muito sujos. Da muito carapanã e coceira nas pernas por conta da água também”, reclamou o morador.  

A presidente da associação de moradores do bairro, Dulce Barros, disse que para resolver o problema não é tão simples. Segundo ela, as pessoas que moram no local vivem dentro de um buraco e a solução seria fazer um desvio para a água, utilizando 360 manilhas.

“Porém, nem governo e nem prefeitura dispõem desse recurso. Então, a segunda alternativa seria alinhar com os moradores uma solução para resolver ali o problema deles”, falou a presidente da associação.

Caminho para moradores chegarem às suas casas Foto: André Silva

Ela disse também que está buscando ajuda na Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), para fazer o desvio improvisado no local, mas, ainda não recebeu resposta, afirma.

A reportagem não conseguiu contato com o Estado e nem Município para falar sobre o assunto.    

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!