TCE apresenta relatório com recomendações para saúde no Estado

Governador mostrou para técnicos investimentos do executivo no setor
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Foi entregue para o governo do Estado pelo Tribunal de Contas do Amapá (TCE-AP) um relatório que aponta sugestões para o aprimoramento do  setor da Saúde. Dentre as medidas apontadas pelo TCE, estão o aprimoramento em diferentes setores como informação e conhecimento, média e alta complexidade, vigilância em saúde e outros.

O governador do Amapá, Waldez Góes, e o secretário de Estado da Saúde, coronel Gastão Calandrini, receberam o  Levantamento de Governança e Gestão em Saúde e apresentaram aos técnicos do tribunal os desafios do gerenciamento da área. Calandrini informou que o governo utilizará as sugestões do órgão para ampliar a qualidade do serviço de saúde aos usuários. 

“A Sesa nomeará uma comissão para analisar o relatório e estabelecerá um cronograma de alcance das metas apontados pelo tribunal”, disse o gestor.

De acordo com o secretário, 77% dos recursos destinados à saúde são para folha de pagamento. Dos 33% restantes, 27% vão para a prestação de serviços como alimentação, limpeza, vigilância e outros. Somente 6% podem ser utilizados para investimentos como a aquisição de equipamentos. Ele disse ainda que, mesmo com as limitações orçamentárias, o Estado vem conseguindo entregar obras e serviços à população.

Já o governador Waldez Góes pontuou aos técnicos do TCE/AP as melhorias implementadas pelo Estado na área da saúde, como a construção do novo hospital do município de Porto Grande que deve iniciar no mês de abril; construção da Unidade Fixa de Prevenção e Diagnóstico do Hospital do Câncer de Barretos, em Macapá, que se encontra em andamento; dentre outras.

O Levantamento de Governança e Gestão em Saúde foi elaborado com base em questionários aplicados a equipes da Secretaria de Estado de Saúde, do Conselho Estadual de Saúde (CES) e do Comitê Intergestores Biparte (CIB), durante o segundo semestre de 2015, período em que cada órgão respondeu um relatório específico.

 Foto de capa: Márcio Pinheiro/Secom
Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!